Dona da medalha de ouro dos 25km da maratona aquática no Campeonato Mundial de natação, Ana Marcela Cunha acumula cinco anos de experiência em provas de longa distância. Por isso, no caminho até a vitória do último sábado na China, a atleta já se acostumou a uma sincronia curiosa: nadar, respirar e lembrar as músicas de sua preferência.
‘O tempo inteiro pensei em focar a prova, mas, em vários momentos, vieram trechos de músicas em minha cabeça e frases que ficam marcadas, como uma tatuagem que tenho de uma música do Charlie Brown Jr: História, nossas histórias. Dias de luta, dias de glória’, revelou a nova estrela do esporte nacional, em entrevista nesta terça-feira por telefone.
Desde o retorno ao Brasil no início da semana, Ana Marcela Cunha tenta compreender a importância de sua conquista. Agora, ela integra a galeria de campeões mundiais da natação brasileira ao lado de Ricardo Prado e Cesar Cielo – é, portanto, a primeira mulher a alcançar o feito. ‘Está caindo a ficha aos poucos, estou me acostumando’, disse.
Sincera, Ana Marcela Cunha admite que a disputa de 25km da maratona aquática não estava dentro da sua prioridade no Campeonato Mundial. Aliás, ele nunca havia percorrido essa distância nem sequer em treinos. ‘Eu queria completar a prova, ver como era, não estava pronta para mais nada. No finalzinho, eu senti que estava bem e resolvi atacar. É uma distância que ninguém faz um treino específico, mas o principal é ter calma e paciência’, receitou.
Antes da glória, a campeã mundial amargou, contudo, uma frustração no próprio Campeonato Mundial da China. Na prova de 10km realizada na terça-feira da semana passada, Ana Marcela Cunha precisava ficar, pelo menos, entre as dez melhores para carimbar a vaga nos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Ela ficou em 11lugar.
‘Não acho que faltou algo para conseguir um resultado melhor. Eu fiz uma prova boa, nadei do jeito que precisava nadar. É aquela coisa, cada um tem a sua hora. Talvez não tenha sido o meu dia’, comentou a atleta, conformada e confiante em bons resultados no futuro.
Ainda assim, o sonho olímpico não está totalmente descartado. Ana Marcela Cunha é a primeira da lista de espera caso ocorra alguma desistência nos 10km, a única distância que será disputada na maratona aquática em Londres. No ano que vem, ela promete seguir o planejamento como se estivesse classificada para a competição.
‘Se alguém me ligar e avisar que estou classificada, estarei pronta para disputar’, prometeu a nadadora, que estará nas piscinas nesta quarta-feira para defender a cidade de Santos nos Jogos Regionais em provas com distância inferior a 1km.
Fonte: http://migre.me/5osMc
7 comentários em “Campeã mundial apela a música do Charlie Brown Jr”